Prefeitura de João Pessoa destaca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado neste domingo (28). A data tem como objetivo principal trazer à tona um olhar da sociedade em relação aos direitos relacionados à gravidez, assim como à saúde das mulheres durante todo esse período.

Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há um setor específico que cuida do público feminino: a Área Técnica de Saúde da Mulher. O serviço tem a finalidade de planejar, acompanhar e monitorar as ações, nas diversas linhas de cuidado, que envolvem a saúde feminina. Além disso, um dos papéis da área técnica é instigar a discussão entre todos os atores envolvidos nos três níveis de atenção à saúde, a fim de organizar fluxos assistenciais e, com isso, melhorar o acesso e a assistência integral prestadas às munícipes de João Pessoa.

“Nós, que fazemos a Área Técnica de Saúde da Mulher, oferecemos na nossa rede o planejamento familiar, toda a parte de cuidados ginecológicos, cuidados obstétricos com pré-natal, parto e puerpério. Além disso, cuidamos da prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de colo do útero e de mama. A prevenção e o acolhimento dos casos de violência contra a mulher também estão ligados às nossas tarefas diárias”, destacou Rosselle Leite, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS-JP.

Porta de entrada – De acordo com Rosselle, a porta de entrada para os serviços destinados aos cuidados da saúde do público feminino é a rede básica, através das unidades de saúde da família. Nesses serviços, as mulheres são acolhidas, atendidas e têm seus encaminhamentos realizados, de acordo com a avaliação das equipes de saúde.

Rede – A rede municipal oferta à população feminina uma série de serviços de assistência e promoção à saúde da mulher nas unidades de saúde da família, policlínicas, Centros de Práticas Integrativas, Academias da Saúde e Instituto Cândida Vargas (ICV).

Secom/JP




Clique aqui para ler a notícia em seu site original

Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
VÍDEO: Militar atira contra a própria perna durante ocorrência na comunidade do Taipa, na Capital

VÍDEO: Militar atira contra a própria perna durante ocorrência na comunidade do Taipa, na Capital

Um policial militar disparou um tiro acidental contra a própria perna, na noite

Próximo
Das ruas para um centro cultural, grafite invade São Paulo

Das ruas para um centro cultural, grafite invade São Paulo

Das ruas do mundo para dentro de um espaço expositivo

Você também pode se interessar
Fonte-+=