A reunião convocada pelos três conselhos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para avaliar o pedido de destituição do reitor Valdiney Gouveia e da vice-reitora Liana Filgueira foi suspensa na tarde de hoje (16). A vice-reitora alegou que não havia condições de continuar o diálogo diante da insistência de participantes para que ela deixasse a coordenação da reunião.
O “conselhão” se reuniu desde às 9h, mas não entrou em consenso sobre a apreciação do pedido de destituição do reitor e da vice-reitora. A principal decisão tomada durante a reunião foi a retirada da vice-reitora da coordenação do encontro.
A vice-reitora Liana Filgueira decidiu suspender o debate. Os conselhos se autoconvocaram para uma nova reunião que será realizada no mesmo local com o objetivo de decidir o rito do processo que requer a saída do reitor e da vice-reitora dos cargos.
Antes de prosseguir com a nova reunião, os conselhos devem definir quem presidirá os trabalhos. Após essa definição, outras questões serão discutidas, incluindo a análise do contraditório e da ampla defesa, que deve ser concedida a Valdiney Gouveia e Liana Filgueiras.
O dossiê apresentado pelo ‘Comitê Contra a Intervenção na UFPB’ aponta os seguintes eixos contra Valdiney:
1. Repressão e censura no ambiente acadêmico;
2. Perseguição a entidades e movimentos democráticos;
3. Precarização das condições estudantis e da comunidade que trabalha na UFPB;
4. Alinhamento ideológico com a extrema-direita e desrespeito à liberdade, à diferença e ao pluralismo, e
5. Usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos conselhos superiores.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM