TSE confirma fraude à cota de gênero praticada pelo Republicanos na Paraíba

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral e, em sessão realizada nesta quinta-feira (4), confirmou a ocorrência de fraude à cota de gênero pelo partido Republicanos nas eleições municipais de 2020 ao cargo de vereador em Diamante (PB).

A decisão mantém acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB), que reconheceu a prática do ilícito, em desrespeito à legislação vigente.

A Lei nº 9.504/1997 impõe às legendas o dever de preencher o mínimo de 30% de candidatas mulheres nos registros apresentados para disputar cargos proporcionais (vereador, deputado distrital, estadual e federal).

No processo, constatou-se que a candidata fictícia é nora da candidata à prefeita pelo mesmo partido, sendo que há registro fotográfico dela fazendo campanha para a sogra, apesar de ter afirmado que não realizou atos para si porque teve covid-19. Além disso, ficou comprovado que a suposta candidata obteve votação zerada e não apresentou arrecadação ou gastos, pois nem sequer prestou contas de campanha.

Em parecer, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, argumentou que o conjunto probatório utilizado no acórdão converge com o parâmetro admitido pelo TSE para a comprovação das candidaturas fictícias.

Nesse mesmo sentido, o relator do caso no TSE , ministro Sérgio Banhos, concluiu que a legenda se enquadrou em todos os critérios para configuração da fraude.

Segundo ele, as provas coletadas demonstram que houve contexto apto para burlar o pleito. Diante dos fatos, o TSE determinou que fossem mantidas a cassação da chapa e de todos os diplomas a ela vinculados.

Como consequência, todos os votos recebidos pelo partido foram anulados e os quocientes eleitoral e partidário deverão ser recalculados, para que haja redistribuição das cadeiras. Além disso, a candidata envolvida na fraude ficará inelegível pelo período de oito anos subsequentes às eleições de 2020.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Vanessa da Mata apresenta show “Vem Doce” em João Pessoa

Vanessa da Mata apresenta show “Vem Doce” em João Pessoa

Vanessa da Mata volta aos palcos com “Vem Doce”, espetáculo inspirado pelo novo

Próximo
ACCG firma convênio com a Caixa Econômica Federal

ACCG firma convênio com a Caixa Econômica Federal

Nesta quarta-feira, 3, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Diretor da

Você também pode se interessar
Fonte-+=