Na PB: Pequenos negócios perderam mais de 1.600 postos de trabalho em janeiro

O mês de janeiro não foi positivo para a empregabilidade nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) da Paraíba, que fecharam o período com 1.606 postos de trabalho a menos, sendo 53,4% das vagas perdidas em estabelecimentos situados em João Pessoa.

Este cenário é totalmente oposto à realidade de 2022, quando houve um saldo positivo no primeiro mês daquele ano, com 386 novos empregos.

Os dados são do Sebrae/PB, a partir de informações coletadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Além da Capital, a queda de emprego foi registrada em 96 municípios paraibanos, com destaque para João Pessoa (-743), Santa Rita (-375), Mogeiro (-194), Campina Grande (-158) e Mataraca (-142).

O levantamento revelou ainda que a maior parte da queda das vagas de empregos nas MPEs foram registradas nos setores da indústria de transformação (-1.158), agropecuária (-249) e comércio (-115).

Na avaliação da analista do Sebrae/PB, Ivani Costa, a queda drástica de empregos nas MPEs registrada no mês de janeiro pode estar relacionada à dinâmica no mercado, por conta das contratações temporárias que tradicionalmente acontecem no período de outubro a dezembro do ano anterior.

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

“É preciso considerar que este é o período de maior rescisão dos contratos de trabalhos temporários que são gerados no comércio durante o final do ano. Já para alguns segmentos da indústria de transformação, é período de adaptação e renegociação de contratos, isso com forte impacto nos estoques de emprego”, disse.

Cenário positivo – O levantamento do Caged mostrou ainda que houve novas oportunidades de trabalho em 127 municípios da Paraíba, apesar dos números somarem apenas 756 novas vagas.

O maior número de novos postos de trabalho foi registrado em Teixeira (148), Rio Tinto (87), Sousa (64), Cabedelo (46), Cajazeiras e Conde (38).

Ainda conforme os dados, as novas vagas foram ofertadas nos setores da construção civil (231) e serviços (179).

Outros dados – Com relação à administração pública foram 61 novos empregos. No entanto, o número foi menor do que os novos postos registrados nesse setor, em 2022, quando surgiram 105 vagas.

Outro ponto positivo revelado pelo Caged foi o cenário nas Médias e Grandes Empresas (MGE) que, na Paraíba, perdeu apenas um posto de trabalho, realidade totalmente diferente do registrado no ano passado, quando a queda de empregos nas MGEs foi de -1.791 vagas Ainda considerando esse tipo de empresa, em janeiro deste ano não houve contratações.

 


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Bia Ferreira vence semi e vai disputar sua 3ª final mundial de boxe

Bia Ferreira vence semi e vai disputar sua 3ª final mundial de boxe

A baiana Beatriz Ferreira protagonizou mais uma façanha na história do boxe

Próximo
Organização dos Jogos de Paris 2024 abre inscrições para voluntários

Organização dos Jogos de Paris 2024 abre inscrições para voluntários

O Comitê Organizador Jogos de Paris 2024 (Olimpíada e Paralimpíada) abriu as

Você também pode se interessar
Fonte-+=