
A Universidade Federal da Paraíba divulgou o edital do processo seletivo para ingresso em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). Estão sendo ofertadas 1.250 vagas em 10 cursos superiores, entre licenciaturas, bacharelado e tecnólogo. As aulas terão início no semestre letivo 2025.2.
Os candidatos poderão optar por diferentes modalidades de ingresso, como: ampla concorrência; professores da rede básica de ensino que não possuem formação na área em que atuam (nos cursos de licenciatura); agentes públicos (no curso de bacharelado); e reserva de vagas. (Veja a lista dos cursos abaixo.)
Ainda de acordo com o edital, 50% das vagas serão reservadas para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
Quais são os cursos ofertados?
- Licenciatura em Letras Libras – 100 vagas
- Licenciatura em Pedagogia – 100 vagas
- Licenciatura em Ciências Agrárias – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Espanhol – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Inglês – 150 vagas
- Licenciatura em Letras Português – 100 vagas
- Licenciatura em Matemática – 100 vagas
- Licenciatura em Ciências Biológicas – 100 vagas
- Bacharelado em Administração Pública – 150 vagas
- Tecnólogo em Gestão Em Saúde – 150 vagas
As inscrições
Os interessados poderão se inscrever no período de 19 a 23 de maio, de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). No ato da inscrição, o candidato poderá escolher apenas um curso para concorrer no processo seletivo, ficando vinculado ao polo de oferta correspondente à opção escolhida.
As atividades presenciais obrigatórias serão realizadas nos polos, como é o caso de aulas em laboratório e estágios curriculares. No curso de Tecnólogo em Gestão em Saúde, 50% da carga horária da graduação deverá ser cumprida de forma presencial.
A lista de candidatos com inscrições deferidas será publicada a partir do dia 6 de junho, nos sites da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Educação a Distância (Sead).
Como será feita a seleção dos candidatos?
A seleção será realizada com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições dos últimos cinco anos (2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024).
Será considerada a maior média geral obtida entre essas edições, desde que o candidato tenha alcançado, no mínimo, 400 pontos tanto na média geral quanto na redação, e não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba