Políticos paraibanos comentam escolha do novo papa Leão XIV


				
					Políticos paraibanos comentam escolha do novo papa Leão XIV
Três políticos homenagearam nas redes sociais o novo Papa Leão XIV – Foto: Jornal da Paraíba.

Os políticos da Paraíba repercutiram a escolha de Robert Francis Prevost como novo papa nesta quinta-feira (8). O Presidente da Câmara, Hugo Motta, o Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, desejaram bons votos para o papado de Leão XIV, nome escolhido pelo cardeal para marcar o pontificado.

O presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta, disse por meio da rede social X (ex-Twitter), que Leão XIV tem a missão de “ampliar a conciliação e continuar o legado do Papa Francisco, marcado pela tolerância, diálogo e pacificação”. Ele ainda completou ressaltando que deseja muita sabedoria, fé e energia para o novo pontífice.

Além de Hugo Motta, outro político relevante no estado, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, publicou em sua conta oficial no Instagram fotos do cardeal americano Robert Prevost. Ele disse que os cardeais do Conclave elegeram o americano “iluminado pelo Espírito Santo”.

Ele disse, ainda, que o novo papa “chega para dar continuidade ao trabalho lindo realizado pelo saudoso Papa Francisco, que sempre compartilhou a importância do respeito e do amor ao próximo”. Além disso, Cícero Lucena frisou que Leão XIV tem “um perfil progressista” e que “sua proximidade com Francisco enche meu coração de esperança”.

Já Adriano Galdino, presidente da ALPB, também homenageou o novo papa. O legislador desejou publicamente por meio do Instagram que o pontificado de Leão XIV seja guiado “pelo Espírito Santo, promovendo a paz, a justiça e a caridade no mundo”. Ele ainda citou uma passagem da bíblia, Matheus 16:18 que faz alusão a criação da Igreja Católica.

O primeiro vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, também prestou seus votos para o novo papa. O senador disse em postagem na internet que espera um papado com “sabedoria, humildade e caridade”. Veneziano ainda destacou que espera a continuidade do pontificado alinhado com a do predecessor, o Papa Francisco.

Efraim Filho, outro representante da Paraíba no Senado, ressaltou a importância de que a figura de um novo papa “seja capaz de construir pontes, em vez de levantar muros”. Ele frisou também que deseja tempos de “paz desarmada e muito diálogo, conforme pediu o Santo Padre em sua primeira aparição”.

A representante feminina da Paraíba no Senado, Daniella Ribeiro, desejou “sabedoria, diálogo e entendimento” para o cardeal Robert Francis Prevost, o novo Leão XIV. Ela repercutiu a eleição do novo papa por meio de seu Instagram.


				
					Políticos paraibanos comentam escolha do novo papa Leão XIV
Daniella Ribeiro publicou nos Stories do Instagram bons votos para o novo papa – Foto: Instagram..

Quem é o novo Papa

O primeiro papa americano da história, o cardeal Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos e atualmente tem 69 anos. Ele também é o primeiro pontífice oriundo de um país de maioria protestante.

Apesar da nacionalidade, grande parte da trajetória de Francis Prevost como membro da Igreja Católica aconteceu no Peru. Foi por lá que ele se destacou dentro da estrutura da igreja e alcançou o mais alto posto da Cúria Romana.

Antes de ser eleito como Papa, ele ocupava dois cargos importantes dentro da Igreja: prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação de novos Bispos, além de ser presidente da Comissão Pontifícea Para a América Latina.

O agora Papa Leão XIV entrou para vida como membro da Igreja aos 22 anos, se formando em Teologia na União Teológica Católica da cidade de Chicago. Aos 27 anos, chegou em Roma para estudar direito canônico na Universidade São Tomás de Aquino.


				
					Políticos paraibanos comentam escolha do novo papa Leão XIV
Americano Robert Prevost é o novo papa – Foto: Vatican News. Gustavo Demétrio

Em 1982 foi ordenado como padre, depois de sua carreira missionária no Peru, onde ficou por 10 anos, inclusive durante o governo do ditador Alberto Fujimori. Ele chegou a cobrar desculpas do governo durante injustiças cometidas no período.

Em 2014 foi nomeado para outro cargo importante, como Administrador da Diocese de Ciclayo, função que o fez ser eleito Bispo. Ele permaneceu por nove anos como administrador da diocese e enfrentou um dos capítulos mais polêmicos da carreira, quando foi acusado de acobertar casos de abuso sexual cometidos por dois padres no Peru contra crianças. A diocese peruana nega as acusações e o Vaticano ainda não concluiu as investigações sobre o caso.

Em 2023, recebeu o título de cardeal, função esta que ocupou por menos de dois anos antes de ser eleito agora como o novo papa. Além disso, durante o período de internação do Papa Francisco, ele foi um dos responsáveis por organizar uma oração pública pelo então pontífice.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Analfabetos funcionais: três em cada 10 brasileiros não sabem ler e escrever

Analfabetos funcionais: três em cada 10 brasileiros não sabem ler e escrever

Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e

Próximo
Quem é Robert Francis Prevost, Leão XIV, eleito novo papa

Quem é Robert Francis Prevost, Leão XIV, eleito novo papa

Reprodução O cardeal Robert Francis Prevost, americano de 69 anos, foi eleito

Você também pode se interessar
Fonte-+=