Exposição Ecos do Imaginário é apresentada em João Pessoa

O Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc em João Pessoa recebeu, na semana passada, a abertura da exposição Ecos do Imaginário: Uma Poética Visual do Nordeste, do artista Demétrius Montenegro. A mostra, que tem entrada gratuita, traz uma profunda reflexão sobre a identidade nordestina, a partir de um olhar artístico que mistura elementos da literatura popular, mitos, lendas e tradições da cultura nordestina.

Com uma paleta vibrante de cores quentes – como vermelhos, amarelos e laranjas – as obras de Montenegro transportam o espectador para o universo do imaginário popular, que permeia o cotidiano e a memória coletiva do Nordeste. A exposição propõe uma reinvenção dessas narrativas, onde o passado e o presente se entrelaçam, criando uma poética visual que ressignifica as histórias, crendices e festividades da região.

Demétrius Montenegro se apropria da literatura oral e escrita para criar uma obra que não é apenas um testemunho das raízes culturais do Nordeste, mas também um manifesto vibrante da sua perenidade, que ressurge de forma contemporânea. Ao trabalhar com uma abordagem pictórica que transita entre o figurativo e o evocativo, o artista celebra a força da cultura regional, a energia do sol escaldante e a vitalidade das festas populares, trazendo uma visão única e apaixonante sobre a região.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta (2)

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta (2)

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta

Próximo
Projeto Sol Maior: Quarteto de Trombones se apresenta em João Pessoa

Projeto Sol Maior: Quarteto de Trombones se apresenta em João Pessoa

O projeto Sol Maior, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope),

Você também pode se interessar
Fonte-+=