João Pessoa e Campina Grande registram até 3ºC a mais do que em anos anteriores, diz Aesa


				
					João Pessoa e Campina Grande registram até 3ºC a mais do que em anos anteriores, diz Aesa
Calor, temperatura (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)

Parte do território paraibano vem registrando ao longo deste mês de abril uma temperatura ambiente maior do que a média anual para o mesmo período, segundo dados coletados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB).

O aquecimento atinge principalmente a faixa entre o Litoral e o Brejo e em alguns casos as temperaturas estão até 3ºC maior do que em anos anteriores.

De acordo com Marle Bandeira, que é meteorologista da Aesa-PB, o problema é mais perceptível durante as madrugadas, quando as temperaturas mínimas dos respectivos dias são computadas. É o caso de municípios como João Pessoa e Campina Grande.

“Estamos vendo picos de calor. Outono com cara de verão”, destaca Marle Bandeira.

Ela cita o caso de João Pessoa, que neste mês vem registrando temperaturas de 27,7ºC durante a madrugada. “Isso é temperatura de verão”, explica, citando que essa edida costuma ser registrada na capital paraibana em janeiro, mas não em abril, quando em teoria as temperaturas já ficam mais amenas.

Sobre Campina Grande, Marle explica que na última segunda-feira (14) os termômetros marcaram 32,7ºC durante o dia, o que configura a maior temperatura do ano na cidade.

Já de madruagada, as temperaturas em Campina Grande estão batendo 22,2ºC, quando o normal seria ficar entre 19ºC e 20ºC.

Ainda de acordo com Marle Bandeira, essa condição climática deve permanecer mais ou menos inalterado até a próxima semana, em que pesse a possibilidade de chuvas esparsas serem registradas no sábado (19), o que pode amenizar pontualmente o clima neste dia.

Segundo a meteorologista, essa elevação na temperatura acontece por causa de configurações registradas nos oceanos Pacífico e Atlântico, que estão contribuindo para a não formação de nuvens no setor Centro-Leste da Paraíba, aumentando assim a incidência direta de radiação solar.

Temperaturas normalmente altas no Sertão

Uma curiosidade apontada por Marle Bandeira é com relação ao Sertão da Paraíba. Analisado isoladamente, as temperaturas nessa parte do estado estão maiores do que as registradas no Litoral e no Brejo. Mas, em comparação com anos anteriores, o Sertão não apresenta variação de temperatura.

Marle explica que, em Patos, por exemplo, as temperaturas giram atualmente em torno de 35º e 36º, quando no verão chegam a 40º.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Hulk compara derrota na final da Libertadores do ano passado com o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014

Hulk compara derrota na final da Libertadores do ano passado com o 7 a 1 na Copa do Mundo de 2014

A histórica semifinal entre Brasil e Alemanha, pela Copa do Mundo de 2014,

Próximo
Titá Moura lança o single “Caldo Grosso” e apresenta nova fase musical

Titá Moura lança o single “Caldo Grosso” e apresenta nova fase musical

O cantor e compositor paraibano Titá Moura dá mais um passo em direção ao seu

Você também pode se interessar
Fonte-+=