A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afastou nesta segunda-feira (7) as equipes de arbitragem de campo e de vídeo dos confrontos entre Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras. A entidade também anunciou um treinamento para “os principais árbitros que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro” para a próxima semana.
As medidas são contra Bruno Arleu de Araújo e Rodrigo Nunes de Sá, que atuaram na partida em Recife, e Marcelo de Lima Henrique e Daiane Muniz, que estiveram no jogo de Porto Alegre. A comissão se baseou no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos.
No Pernambuco, o Sport contesta o pênalti marcado sobre Rafael Veiga, que garantiu o segundo gol e a vitória do time paulista fora de casa. Já no Rio Grande do Sul, o Cruzeiro reclama da expulsão do zagueiro Jonathan Jesus aos 20 minutos de jogo, alegando que sequer houve falta no lance. Com um a menos durante quase toda a partida, a equipe celeste foi goleada por 3×0 pelos donos da casa.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF.
A entidade também anunciou um treinamento para “os principais árbitros que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro” para a próxima semana. Segundo Cintra, o objetivo é “fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores”.
Segundo a CBF, jogadores de categorias de base do futebol carioca vão simular jogos para que a Comissão possa treinar os árbitros. Toda a estrutura de VAR também será montada no campo do Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca, para reproduzir uma partida de futebol.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br