As emoções do Grande Prêmio do Japão ficaram guardadas para o fim. O holandês Max Verstappen teve certo trabalho para segurar as McLaren, mas se manteve à frente de Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente, e venceu a corrida disputada na madrugada deste domingo (6) praticamente de ponta a ponta.
Charles Leclerc, da Ferrari, chegou na quarta colocação, à frente das Mercedes de George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Lewis Hamilton, o outro ferrarista, teve desempenho discreto e foi o sétimo. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi o 19º colocado.
Este foi o quarto triunfo consecutivo de Verstappen no Circuito de Suzuka, o primeiro na atual temporada. Michael Schumacher (seis vitórias) e Lewis Hamilton (cinco), no entanto, ainda são os protagonistas nas corridas disputadas em solo japonês.
Com o resultado deste domingo, Verstappen sobe para a segunda colocação no Mundial de pilotos (61 pontos), apenas um ponto atrás do líder Norris (62). Piastri, aniversariante do dia, é o terceiro (49).
Verstappen larga bem e Bortoleto cai para último
Uma largada sem intercorrências manteve as posições iniciais no pelotão da frente. Desta forma, Max Verstappen se manteve na ponta, à frente das McLarens de Norris e Piastri, respectivamente. O início foi ruim apenas para Gabriel Bortoleto. Após sair em 17º lugar, o brasileiro terminou a primeira volta na última colocação.
Norris e Verstappen param juntos e quase se tocam
Entre os pilotos que brigavam pela ponta, Piastri foi aos boxes na 21ª volta. Verstappen e Norris pararam juntos, na volta seguinte, e quase tiveram um breve embate ao voltar. Em conversa com a equipe, Norris reclamou: “Ele (Verstappen) me forçou para fora”. O holandês, em conversa com a Red Bull, teve outra interpretação: “Ele (Norris) que foi sozinho para a grama”.
Sem parar até ali, Antonelli assumiu a ponta provisoriamente, mas nas voltas seguinte o piloto da Mercedes também parou e as posições se reestabeleceram.
Emoções guardadas para o fim
Com poucas ultrapassagens, Verstappen manteve a vantagem na liderança, mas viu Norris e Piastri esboçarem uma pressão. No entanto, o holandês manteve a calma e garantiu a bandeirada final em primeiro.
Bortoleto segue sem pontuar na Fórmula 1
Ainda não foi desta vez que Gabriel Bortoleto pontuou. Sem completar o GP da Austrália e 17º na China, o brasileiro teve uma corrida apagada neste domingo e, após cair para último na largada, ainda ganhou algumas posições ao longo da prova, mas terminou em 19º.
Classificação da Fórmula 1
Com os resultados do Grande Prêmio do Japão, confira como fica o Mundial de pilotos de 2025:
- 1. Lando Norris (GBR/McLaren)
- 2. Max Verstappen (HOL/Red Bull): 62 pontos
- 3. Oscar Piastri (AUS/McLaren): 61 pontos
- 4. George Russell (GBR/Mercedes): 49 pontos
- 5. Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes): 45 pontos
- 20. Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber): 0 ponto
Confira também como fica o Mundial de construtores:
- McLaren: 111 pontos
- Mercedes: 75 pontos
- Red Bull: 61 pontos
- Ferrari: 35 pontos
- Williams: 19 pontos
Quando é a próxima corrida da Fórmula 1?
Os pilotos voltam à pista já no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de abril, para o Grande Prêmio do Bahrein, quarta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Você acompanha tudo com a cobertura do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br