Presidente Lula: dinheiro bom é dinheiro transformado em obra

MARIANNA HOLANDA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (10) que dinheiro bom é gasto em obra, e que os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) vão arrumar dinheiro para realizar os investimentos, apesar do apertado orçamento federal.

A declaração ocorreu durante reunião do chefe do Executivo, no Palácio do Planalto, com 11 ministros e auxiliares do governo para discutir obras de infraestrutura no país e o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Não dá para a gente ficar achando que o gostoso nesse país é guardar dinheiro. Não, dinheiro bom é dinheiro transformado em obra, melhoria de qualidade de vida do povo, saúde, educação. Sobretudo emprego, que é o que da dignidade ao povo brasileiro”, afirmou Lula.

A fala do presidente inaugurando a reunião foi transmitida pela TV Brasil. Em diferentes momentos, ele brincou com o ministro Fernando Haddad, chamando-o de criativo e que ele tem “sangue árabe”.

O mandatário disse ainda que não é para o governo “ficar chorando” pela falta de dinheiro, mas utilizar bem o que tem no orçamento.

“Por isso que o Haddad é ministro da Fazenda, ele é criativo. Se a gente não tiver dinheiro, a gente vai atrás dele e ele vai ter que arrumar. Ele e a Simone [Tebet] vão sentar na mesa e arrumar o dinheiro que nos precisamos pra fazer investimento nesse país”, disse.

Na mesa, Haddad está sentado ao lado esquerdo de Lula, e, ao direito, está Rui Costa (Casa Civil).

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Lula disse ainda que o governo não pode aceitar a ideia de que o PIB (Produto Interno Bruto) não vai crescer “porque alguém disse”, mas que o PIB vai crescer, porque o governo fará ele crescer.

O chefe do Executivo é defensor da tese do governo como indutor de investimentos e do crescimento da economia.

A declaração de Lula sobre Haddad e Simone ocorre em meio a uma discussão do governo federal de nova regra fiscal. Na quinta-feira (9), houve uma reunião com o presidente no Planalto para debatê-la.

A ministra do Planejamento e Orçamento disse, também na quinta, que a nova regra é responsável, garante recursos para investimentos e vai agradar a todos, inclusive ao mercado.

“É um arcabouço fiscal responsável, preocupado com a responsabilidade fiscal, com déficit primário, com a estabilização da dívida/PIB, mas atendendo a um pedido justo do presidente da República, porque assim quer a democracia brasileira, de que temos de ter recursos para os investimentos necessários para fazer o Brasil voltar a crescer”, afirmou.

O desenho do novo arcabouço fiscal foi discutido por Tebet com o ministro da Fazenda em reunião outra reunião, na sede da pasta econômica. Também participaram do encontro, do lado do Planejamento, o secretário-executivo Gustavo Guimarães e Paulo Bijos, secretário de Orçamento Federal.

Do lado orçamentário e fiscal, saímos muito satisfeitos. Agora é questão de colocar os números no papel”, disse. O próximo passo para a proposta se concretizar será Haddad apresentar o texto a Lula. A previsão é que isso aconteça na próxima semana. Com o aval do presidente, o texto seguirá para o Congresso Nacional.

Sem dar detalhes do novo desenho, a ministra diz que a proposta atende “aos dois lados”, pois engloba tanto a preocupação em zerar o déficit fiscal do Brasil, estimado em cerca de R$ 230 bilhões neste ano, e em estabilizar a dívida/PIB -que atingiu 73,1% em janeiro, segundo dados do Banco Central- quanto a demanda de Lula por recursos para investimentos.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Unifacisa oferta mais de 70 bolsas no Probem 2023

Unifacisa oferta mais de 70 bolsas no Probem 2023

Foto: Ascom A parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e a Unifacisa,

Próximo
No Mês da Mulher, Circulador Cultural apresenta Clara Bione e DJ Dany Andrade

No Mês da Mulher, Circulador Cultural apresenta Clara Bione e DJ Dany Andrade

O projeto Circulador Cultural, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa

Você também pode se interessar
Fonte-+=