5 músicas para usar na redação do Enem


				
					5 músicas para usar na redação do Enem
Músicas para a redação do Enem. Foto: Freepik.

As músicas também são bons recursos para usar como repertório na redação do Enem. Por isso, o Lá vem o Enem fez uma lista com cinco músicas sobre temas diferentes que podem ser usados na prova de produção textual deste ano.

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Além disso, essas músicas da lista também foram usadas em questões de várias disciplinas da prova. Então, também dá para aproveitar e treinar um pouquinho. Depois, é só conferir o gabarito.

‘Asa Branca’

Sucesso do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a música “Asa Branca” pode ser repertório para uma redação no eixo temático de meio ambiente. A canção pode fundamentar argumentos sobre seca e escassez de água. Outra alternativa no mesmo viés é fundamentar informações sobre os biomas brasileiros.

Além disso, também se encaixa como repertório para um texto sobre desigualdade social, já que aborda a temática dos retirantes, que são pessoas que deixam a terra natal por conta da miséria.

Essa música, inclusive, já baseou uma questão de biologia, do Enem PPL, em 2027. Veja abaixo:

Asa Branca

Quando olhei a terra ardendo
Quá fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu: Ai
Por que tamanha judiação?

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por falta d’água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse: Adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
Entonce eu disse: Adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração
[…]

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizluagonzaga.mus.br. Acesso em: 20 set. 2011 (fragmento).

O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por

A) índices pluviométricos baixos.
B) alta taxa de evapotranspiração.
C) temperatura de clima temperado.
D) vegetação predominantemente epífita.
E) migração das aves no período reprodutivo.

A resposta certa para essa questão é a alternativa A.

‘Fim de semana no parque’

Se a prova de redação pedir um texto sobre desigualdade social, outra opção que pode fundamentar o assunto é a música “Fim se semana no parque”, dos Racionais MCs. A letra compara, por exemplo, realidades opostas em áreas mais pobres e mais privilegiadas.

A canção também evidencia situações desiguais no acesso ao lazer e também fundamentou uma questão de linguagens, no Enem de 2017. Confira abaixo:

‘Fim de semana no parque’

Olha o meu povo nas favelas e vai perceber
Daqui eu vejo uma caranga do ano
Toda equipada e o tiozinho guiando
Com seus filhos ao lado estão indo ao parque
Eufóricos brinquedos eletrônicos
Automaticamente eu imagino
A molecada lá da área como é que tá
Provavelmente correndo pra lá e pra cá
Jogando bola descalços nas ruas de terra
É, brincam do jeito que dá
[…]

Olha só aquele clube, que da hora
Olha aquela quadra, olha aquele campo, olha
Olha quanta gente
Tem sorveteria, cinema, piscina quente […]Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo
Pra molecada frequentar nenhum incentivo
O investimento no lazer é muito escasso
O centro comunitário é um fracasso

RACIONAIS MCs. Racionais MCs. São Paulo: Zimbabwue, 1994 (fragmento).

A letra da canção apresenta uma realidade social quanto à distribuição distinta dos espaços de lazer que

A) retrata a ausência de opções de lazer para a população de baixa renda, por falta de espaço adequado.
B) ressalta a irrelevância das opções de lazer para diferentes classes sociais, que o acessam à sua maneira.
C) expressa o desinteresse das classes sociais menos favorecidas economicamente pelas atividades de lazer.
D) implica condições desiguais de acesso ao lazer, pela falta de infraestrutura e investimentos em equipamentos.
E) aponta para o predomínio do lazer contemplativo, nas classes favorecidas economicamente; e do prático, nas menos favorecidas.

A resposta correta para a questão é a alternativa D.

‘Disneylândia’

Com a mesma pegada de crítica social, “Disneylândia”, de Titãs, aborda questões como globalização e os impactos do capitalismo na sociedade.

A música também caiu em uma questão de linguagens, sendo que do Enem 2013. Veja abaixo:

Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[…]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[…]

Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
B) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
C) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

A resposta certa para a questão é a opção B.

‘Admirável Gado Novo’

“Admirável Gado Novo”, de Zé Ramalho, é feita uma crítica a como algumas parcelas da sociedade, que não têm pode econômico e político, ficam mais vulneráveis a diversos tipos de exploração.

Essa canção também esteve em uma questão de linguagens, mas do Enem 2021. Confira:

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
E duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
E, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?

A) Militância política.
B) Passividade social.
C) Altruísmo religioso.
D) Autocontrole moral.
E) Inconformismo eleitoral.

A resposta certa para a questão é a letra B.

‘Aquarela do Brasil’

“Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, é uma música que destaca elementos que formam a cultura plural do Brasil.

No Enem PPL de 2023 ela caiu em uma questão de história. Veja abaixo:

TEXTO I

Aquarela do Brasil

Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim

BARROSO, A. Rio de Janeiro: Odeon, 1939 (fragmento).

TEXTO II

Menestrel das Alagoas

Quem é esse que conhece
Alagoas e Gerais
E fala a língua do povo
Como ninguém fala mais?
Quem é esse?
De quem é essa ira santa
Essa saúde civil
Que tocando a ferida
Redescobre o Brasil?
Quem é esse peregrino
Que caminha sem parar
Quem é esse meu poeta
Que ninguém pode calar?

NASCIMENTO, M.; BRANT, F. Milton Nascimento ao vivo. São Paulo: Barclay, 1983 (fragmento).

Os trechos pertencem a canções que se tornaram emblemáticas, respectivamente, dos seguintes fatos históricos:

A) O desenvolvimento econômico dos anos JK e a crise inflacionária da Nova República.
B) A expansão do PIB no milagre econômico e o confisco financeiro do início dos anos 1990.
C) A euforia social da Era Vargas e a mobilização em torno da campanha pelas Diretas Já.
D) O alinhamento ao Ocidente na Guerra Fria e as reformas liberalizantes do fim do século XX.
E) A consolidação da política dos governadores e a luta armada contra o Regime Militar.

A resposta certa é a alternativa C.

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Fonte: Jornal da Paraíba

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